L. Recebe: Ficção ou Realidade?

 

“L. Recebe” mistura situações vividas pela atriz Jacyan Castilho a fatos reais da vida de Laurita Mourão, socialite carioca que nos anos 1970 publicou várias autobiografias. Dessa mistura surgiu o texto de “L. Recebe”, a base para a conversa franca com o público, onde muito pouco fica de fora: Nem o conservador e tradicional pai de Laurita, falecido General que foi um dos artífices do Golpe de 1964, nem o sobrinho do marido, com quem mantém uma relação especial. O dress code? A própria Laurita avisa: Black Tie yourself! A ideia é vestir-se para uma experiência inesquecível!

“Haverá uma mistura da atriz Jacyan com a personagem Laurita, que, por sinal, é real, ainda está viva e autorizou a utilização de seus livros. Ela hoje tem 80 e tantos anos. Tem uma parte da família Mourão que mora em Salvador.” – Jacyan Castilho


Esta é a segunda vez que “L. Recebe” é encenada em Salvador. A peça faz parte de “Um Piano, o Bolero e a Galinha”, projeto cênico criado em 2013 pelos atores Jacyan Castilho (L. Recebe), Igor Epifânio (A Arte de Matar Galinhas) e Paula Lice (Parece Bolero), que aproxima, de forma intimista, expressões artísticas como o teatro, dança e música a experimentos gastronômicos. A ideia reúne plateias de cerca de 20 pessoas por sessão, que vivenciam as histórias de três personagens em solos distintos.

“Haverá interatividade se o público quiser. O jantar lhe será oferecido, lhes serão oferecidas oportunidades de conversar com a atriz e uns com os outros, mas as pessoas escolhem se querem conversar, só olhar, só comer, nem comer... Exatamente como em uma festa, um jantar, um evento social.” – Jacyan Castilho

Esta nova temporada de “Um piano, o bolero e a galinha” tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto foi selecionado pelo Edital Setorial de Teatro 2014, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade SecultBA. As sessões de “Parece Bolero” foram realizadas no último mês de novembro em Salvador, enquanto a temporada de “A Arte de Matar Galinhas” aconteceu em dezembro de 2015. Essas sete últimas sessões de “L. Recebe”, portanto, será a última chance para o público vivenciar uma experiência onde artes cênicas se misturam a degustação de iguarias e ideias diversas.

“Será servida uma refeição completa, cujo conteúdo será disponibilizado como um menu impresso, à frente de cada lugar. É um jantar de lugares sentados!  Quem prepara a comida é Silvana Santos, minha fiel secretária, cozinheira da minha casa há muitos anos, um talento para a comida. A supervisão da execução e a concepção do menu são de Kátia Najara.” – Jacyan Castilho


L. Recebe


Onde: Instituto Feminino da Bahia (R. Politeama, 2 - Politeama, Salvador – BA). Estacionamento dentro do próprio Instituto.
Quando: De 15 a 21 de janeiro, sempre às 20h.
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). O ingresso já inclui o valor do jantar.
Ingressos: Reservas pelo telefone (71) 3241-2983 ou através do e-mail umpianooboleroeagalinha@gmail.com. No local, os ingressos serão vendidos nos dias de apresentações, a partir das 19h, para a sessão do dia.

Criação, atuação e direção: Jacyan Castilho
Textos: Laurita Mourão e Jacyan Castilho
Consultoria gastronômica e concepção das mesas: Kátia Najara
Participações especiais:
Fernando Antônio e Fernanda Beltrão
Pianista:
Júlio Oliveira
Desenho de luz: Pedro Dultra
Maquiagem e figurino: Renata Cardoso
Cozinheira: Silvana Santos
Produção: Cacilda Povoas
Assistência de Produção: Fernanda Beltrão
Duração: 80 minutos